A Conferência dos/as Religiosos/as da Regional Brasília compreende o Distrito Federal, Formosa e Luziânia. Tem sua data de fundação no ano de 1974. Atualmente, conta com a presença de aproximadamente 90 congregações, com cerca de 350 Religiosas/os que vivem em 130 comunidades. Nossa gestão é feita por uma equipe de quatro pessoas, chamada coordenação, eleita em assembleia e tem uma gestão de três anos. A sustentação econômica vem das contribuições solidárias das comunidades religiosas sócias (Hoje contamos com a contribuição de vinte e cinco comunidades). Fazem parte da realidade da CRB Regional Brasília as cidades de Brasília e todo o entorno, Formosa e Luziânia. Brasília é a Capital Federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A Capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2016, sua população era de quase 3milhões de habitantes, sendo, então, a terceira cidade mais populosa do país. Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. A população brasiliense é formada por migrantes de todas as regiões brasileiras, sobretudo do Nordeste e do Sudeste, além de estrangeiros que trabalham nas embaixadas espalhadas pela capital.
Brasília possui a maior desigualdade de renda entre as capitais brasileiras, além de ser uma das capitais em que mais se registram homicídios para cada cem mil habitantes no país. Na região administrativa de Ceilândia, uma das regiões administrativas de Brasília, por exemplo, está localizada a segunda mais populosa favela do Brasil, a comunidade do Sol Nascente, com 61 mil habitantes— segundo estimativas de lideranças locais, no entanto, a população seria de 100 mil pessoas, que superaria a da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Os índices de criminalidade são altos principalmente na periferia do Distrito Federal. Segundo sociólogos, a criminalidade no Distrito Federal, principalmente nas cidades-satélites, é uma herança do crescimento desordenado, ainda que assentado em núcleos urbanos planejados. Os níveis de criminalidade no DF estão entre os maiores do Brasil, chegando ao ponto de haver uma média de até dois assassinatos diários.
É nessa realidade que se encontra a CRB Regional Brasília que tem como missão animar lideranças nas comunidades para contribuir com a formação e empoderamento das pessoas. Muitas congregações religiosas estão inseridas nas periferias e comunidades com trabalhos significativos em diferentes frentes de atuação, como educação, saúde, promoção social, entre outras.
Assim, esse projeto nasce com o intuito de contribuir com a formação das lideranças religiosas que atuarão para a continuidade desses trabalhos, com ações diretas nas comunidades, em vista da promoção da vida e dignidade das pessoas.