Brasília, 23 de abril de 2020
Queridos irmãos e queridas irmãs,
Compartilho com todos os religiosos e religiosas de nossa Regional as notícias que recebi de Ir. Rosely Chaves da Silva, do Núcleo Formosa da CRB Regional, que se encontra desde o mês de março em África em visita à comunidade das suas irmãs, as Religiosas Missionárias Nossa Senhora das Dores, que vivem em Guidigiis, no extremo norte de Camarões. Na comunidade das Missionárias vivem três irmãs brasileiras e duas aspirantes camaronesas. Irmã Rosely está acompanhando a superiora geral da Congregação, Ir. Marlene Maria da Silva.
As irmãs estão bem e não puderam retornar para o Brasil em razão dos fechamentos dos aeroportos por conta do covid e, neste tempo, aproveitam para conviver com as irmãs e com as comunidades com quem elas trabalham.
“Olá Ir. Sueli! Tudo bem? Aqui estamos todas bem, com saúde, graças a Deus! Sinto-me bem unida pela oração e pensamento positivo diante da realidade que todo o mundo passa atualmente. Aqui a comunicação é um pouco difícil. A internet bem lenta, por isso a demora em responder. Ficamos sem energia elétrica por uns dias e tudo colabora.
Agradeço a sintonia e orações.
Você menciona na carta sobre algumas congregações que perderam algum membro devido o covid. Há algum caso daí?
Tenho procurado me adaptar à essa realidade que, de uma visita de 20 dias, tem se prolongando por tempo indeterminado. Mas é preciso saber tirar proveito de todas as coisas como diz Santo Inácio. Às vezes não sabemos as razões de tudo que está acontecendo, mais temos buscado acolher tudo à LUZ do CRISTO RESSUSCITADO e com o coração cheio de esperança de que logo tudo ficará bem. Aqui estamos seguindo as mesmas recomendações da OMS e as normas de proteção exigida pelo governo daqui.
Os Camarões estão com as fronteiras fechadas por tempo indeterminado, assim, não temos previsão de retorno. Mas temos aproveitado para conviver um pouco mais com nossas irmãs, partilhar os dons e as experiências da missão. Temos usado a criatividade para bem viver esse momento, com momentos de orações, fabricação de máscaras para nós e para o povo…. assim vamos tirando proveito dessa oportunidade que Deus nos permitiu, de ficar mais tempo aqui”.
Um grande abraço! Fique com Deus! E até breve, com a graça de Deus!
Pela equipe de Coordenação Regional