Eleições

“Se a música do Evangelho deixar de tocar nas nossas casas, nas nossas praças, nos postos
de trabalho, na política e na economia, teremos extinguido a melodia que nos desafiava a
lutar pela dignidade de cada homem”. Francisco Discurso no encontro ecumênico.
(Riga-Letônia, 24 de setembro de 2018) L’Osservatore Romano/ Fratelli Tutti, fls. 198

Brasília, 29 de setembro de 2022

Carta nº 15 CRB Brasília, Luziânia e Formosa/2022
Objeto: Sobre as Eleições 2022

Queridos irmãos e queridas irmãs,
Está chegando o momento que o povo brasileiro irá às urnas eletrônicas para exercer o direito de voto, direito conquistado por quem lutou contra o autoritarismo de 29 anos sem o exercício de livre escolha, para inserir na urna eletrônica um voto revestido de sentimento produzido na alma.

Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos ensina a diferença do amor produzido na alma por aquele “imperado” que traduz os atos de caridade que nos impelem a criar instituições mais sadias, regulamentos mais justos, estruturas mais solidárias. Eleger é o exercício de escolha de projeto de Nação e de políticos capazes de realizar os atos de caridade que favoreçam a maioria do povo, especialmente os mais vulneráveis. No caso do Brasil é respeitar o Estado pactuado pela sociedade brasileira e materializado na Constituição Federal, de 1988, que garante a prevalência dos direitos humanos e da justiça social, do amparo social, dentre outros direitos.

A CRB Regional Brasília, Formosa e Luziânia, movida pelos ensinamentos da Igreja e inspirada na mensagem de amor e paz de Jesus Cristo, convida a todos os seus membros a nos unirmos em torno da oração e da comunhão, para, em clima de paz e respeito, elegermos cidadãos e cidadãs, para o governo federal, e os Municípios de Formosa e Luziânia, dispostos a servir os interesses coletivos, comprometidos com a erradicação da fome e do desemprego, do racismo, de todas as violações que ferem a dignidade humana e todo o desrespeito com a Natureza, com tudo o que ela consiste, especialmente preservando a vida e costume das comunidades tradicionais.

A pandemia da Covid-19 nos causou uma imensa dor. Somos testemunhas do tratamento indigno que nossa
população recebeu. Corpos eram acumulados em contêiner e até mesmo deixado por horas no chão dos hospitais, como ocorreu na Ceilândia-DF. Tenhamos presente que mais de 685 000(seiscentos e oitenta e cinco mil) brasileiros e brasileiras não comparecerão para votar porque lhes foram negadas as vacinas e até oxigênio. Façamos do nosso voto um tributo de homenagem às vítimas e profissionais da saúde com todo o compromisso que consagramos a nossa vida.

Ir. Sueli Aparecida Bellato
Coordenadora da CRB Regional Brasília

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on skype
Share on email

Posts relacionados

Nomeação

A CRB Regional Brasília cumprimenta ao Padre Juarez Albino Destro e toda família Rogacionista pela sua nomeação como bispo auxiliar de Porto Alegre . Agradecemos

Leia mais »