Eleições

“Se a música do Evangelho deixar de tocar nas nossas casas, nas nossas praças, nos postos
de trabalho, na política e na economia, teremos extinguido a melodia que nos desafiava a
lutar pela dignidade de cada homem”. Francisco Discurso no encontro ecumênico.
(Riga-Letônia, 24 de setembro de 2018) L’Osservatore Romano/ Fratelli Tutti, fls. 198

Brasília, 29 de setembro de 2022

Carta nº 15 CRB Brasília, Luziânia e Formosa/2022
Objeto: Sobre as Eleições 2022

Queridos irmãos e queridas irmãs,
Está chegando o momento que o povo brasileiro irá às urnas eletrônicas para exercer o direito de voto, direito conquistado por quem lutou contra o autoritarismo de 29 anos sem o exercício de livre escolha, para inserir na urna eletrônica um voto revestido de sentimento produzido na alma.

Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos ensina a diferença do amor produzido na alma por aquele “imperado” que traduz os atos de caridade que nos impelem a criar instituições mais sadias, regulamentos mais justos, estruturas mais solidárias. Eleger é o exercício de escolha de projeto de Nação e de políticos capazes de realizar os atos de caridade que favoreçam a maioria do povo, especialmente os mais vulneráveis. No caso do Brasil é respeitar o Estado pactuado pela sociedade brasileira e materializado na Constituição Federal, de 1988, que garante a prevalência dos direitos humanos e da justiça social, do amparo social, dentre outros direitos.

A CRB Regional Brasília, Formosa e Luziânia, movida pelos ensinamentos da Igreja e inspirada na mensagem de amor e paz de Jesus Cristo, convida a todos os seus membros a nos unirmos em torno da oração e da comunhão, para, em clima de paz e respeito, elegermos cidadãos e cidadãs, para o governo federal, e os Municípios de Formosa e Luziânia, dispostos a servir os interesses coletivos, comprometidos com a erradicação da fome e do desemprego, do racismo, de todas as violações que ferem a dignidade humana e todo o desrespeito com a Natureza, com tudo o que ela consiste, especialmente preservando a vida e costume das comunidades tradicionais.

A pandemia da Covid-19 nos causou uma imensa dor. Somos testemunhas do tratamento indigno que nossa
população recebeu. Corpos eram acumulados em contêiner e até mesmo deixado por horas no chão dos hospitais, como ocorreu na Ceilândia-DF. Tenhamos presente que mais de 685 000(seiscentos e oitenta e cinco mil) brasileiros e brasileiras não comparecerão para votar porque lhes foram negadas as vacinas e até oxigênio. Façamos do nosso voto um tributo de homenagem às vítimas e profissionais da saúde com todo o compromisso que consagramos a nossa vida.

Ir. Sueli Aparecida Bellato
Coordenadora da CRB Regional Brasília

Posts relacionados

Celebração Jubilar

ANEXO Memória CRB Tendo em vista a celebração do Jubileu de Ouro da Regional CRB Brasília, Luziânia e Formosa, convidamos as comunidades para que participem

Leia mais »

Retiro Assunção

As Religiosas da Assunção em Brasilia convidam você a participar do Retiro Intercongregacional, um momento de reflexão e espiritualidade com Cristo. Inscrições são feitas pelo

Leia mais »